+55 11 4386 0733
COATSAUDE@TERRA.COM.BR
AV. DR. RENATO DE ANDRADE MAIA, 622
PARQUE RENATO MAIA - GUARULHOS

Radioterapia

A radioterapia é uma especialidade médica recente, pois o emprego de radiação ionizante como recurso é uma terapia voltada quase que exclusivamente aos pacientes com câncer e, eventualmente, pode ser indicada em algumas patologias benignas.

O objetivo da radioterapia é liberar uma dose precisamente calculada a um volume ou leito tumoral com o minímo de daos às estruturas vizinhas sadias, resultando em erradicação do tumor, com melhoria da qualidade de vida e prolongamento da mesma. O uso terapêutico da radiação é um processo complexo que envolve algumas etapas pré-tratamento (simulação e planejamento), indispensáveis para o sucesso da técnica. Além disso o trabalho é realizado em equipe: o médico radioncologista, o fisíco médico e o técnico em radioterapia.trabalhando sempre em conjunto e harmonia.

Existem duas maneiras de se administrar externamente a radiação a um paciente: a primeira e que exige menos recursos de tecnologia é a radioterapia convencional, já a segunda, que requer a utilização de tomografias, programas sofisticados de computação e modelagem do feixe de radiação, é mensional. Alguns tratamentos combinados com quimioterapia merecem atenção especial, em função do efeito sinérgico entre radiação e drogas citotóxicas, e também o emprego de radioterapia em crianças. O controle local pelas radiações depende do volume tumoral, da radiossensibilidade e da dose administrada, além de fatores inerentes à condição clínica do paciente.

A terapia ideal é aquela que consegue concentrar dose efetiva ao volume tumoral com proteção adequada das estruturas vizinhas. Nesse sentido, a radioterapia conformacional tridimensional representa uma modalidade radioterápica que permite a liberação de doses tumoricidas mais elevadas com preservação dos tecidos normais, aumentando as taxas de cura.

A braquiterapia consitui uma forma de tratamento que utiliza fontes radioativas em contato com o tumor, sendo indicada em cerca de 20% dos casos de pacientes que se submetem à radioterapia.

Para melhor compreendermos o mecanismo de ação da radiação no tumor, alguns conceitos de radiobiologia devem ser mencionados. A radiobiologia é uma ciência basicamente experimental que busca explicações para os fenômenos observados quando as radiações ionizantes interagem com o meio biológico (células e tecidos).

O fracionamento existe para que as célulasnormais recomponham-se (reparo), após cada fração. Efeitos agudos ou tardios observados com dose única, podem ser reduzidos com o fracionamento. O fracionamento aumenta a diferença na taxa de recuperação entre células normais e tumorais e ocorre uma melhor oxigenação após cada fração.

Cada caso é um caso, porém, este intervalo não pode ser muito grande, o que possibilitaria a ocorrência de uma repopulação significativa de células tumorais entre as frações. Habitualmente, o mais empregado, utiliza doses de 180-200 cGy por fração, administrado 5 vezes por semana.